2018
- Plano de Ações Articuladas: avaliação da aprendizagem e sua interface com a avaliação externa. | VALENTE, Lucia de Fatima Valente; GARCIA, Luciane Terra dos Santos; LOBO, Gilneide Maria de Oliveira. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 47, jan./mar. 2018, p. 121-150. Disponível em: < https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/index>.
2017
- Ambiente escolar e o Ideb em municípios do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. | (REIS, Antônio Cláudio Andrade dos; FRANÇA, Magna; COSTA, Antônio Cláudio Moreira. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 45, jul./set.2017, p. 254-280. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/index>.)
- Federalismo e relações intergovernamentais na implementação de políticas educacionais. | (TERTO, Daniela Cunha; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 44, abr./jun. 2017, p. 216-239. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/index>.)
- O Plano de Ações Articuladas e o regime de colaboração na gestão educacional em municípios paraenses. | (FARIAS, Laurimar de Matos; CHAVES, Vera Lúcia Jacob; NOVAIS, Valéria Silva de Moraes. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 46, out./dez. 2017, p. 220-246. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/index>.)
- Formação continuada de professores no PAR em municípios do Rio Grande do Norte e Pará. | (QUEIROZ, Maria Aparecida de; CARNEIRO, Marcos Torres; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 46, out./dez. 2017, p. 131-160. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/index>.)
2016
- Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil. | (VALENTE, Lucia de Fatima; COSTA, Maria Simone Pereira Ferraz Moreira; SANTOS, Fernando Henrique dos. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, v. 32, n. 1, jan./abr. 2016, p. 25-45. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index>)
- Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR. | (CABRAL NETO, Antônio; CASTRO, Alda Maria Duarte Araujo; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, v. 32, n. 1, jan./abr. 2016, p. 47-67. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index>)
- O Plano de Desenvolvimento da Educação no contexto do novo desenvolvimentismo brasileiro. | (FREITAS, Cecília Carolina Simeão de; SILVA, Marcelo Soares Pereira da. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, v. 32, n. 1, jan./abr. 2016, p. 69-88. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index>)
- Implicações do Plano de Ações Articuladas na formação docente e desempenho escolar – o caso do Pará. | (CAMARGO, Arlete Maria Monte de; RIBEIRO, Maria Edilene Silva; MENDES, Odete da Cruz. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, v. 32, n. 1, jan./abr. 2016, p. 89-110. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index>)
- O planejamento e as relações federativas no Plano de Ações Articuladas: assimetrias nas ações de formação de professores. | (AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares; QUEIROZ, Maria Aparecida de. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, v. 32, n. 1, jan./abr. 2016, p. 111-129. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index>)
- Planejamento educacional e gestão democrática: dimensões política e instrumental no PAR. | (GUEDES, Gilmar Barbosa; BARBALHO, Maria Goretti Cabral. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, v. 32, n. 1, jan./abr. 2016, p. 131-149. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index>)
- O financiamento da educação a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios paraenses: regime de colaboração?. | (GUTIERRES, Dalva Valente; ROLIM, Rosana Gemaque. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, v. 32, n. 1, jan./abr. 2016, p. 151-169. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index>)
2015
- Plano de Ações Articuladas (PAR): gestão educacional e regime de colaboração. | (FRANÇA, Magna. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, maio/ago. 2015, p. 193-217. Disponivel em: <http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/>)
- Diagnóstico do Plano de Ações Articuladas: o perfil da gestão da educação municipal. | (BARLETA, Ilma de Andrade. In: Práxis Educativa, Vitória da Conquista, v. 11, n. 20, set./dez. 2015, p. 125-146. Disponivel em:<http://periodicos.uesb.br/>)
2014
- Federalismo e educação no Brasil: subsídios para o debate | (CABRAL NETO, Antônio; CASTRO, Alda Maria Daurte Araújo; BARBALHO, Maria Goretti Cabral. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 50, n. 36, set./dez. 2014, p. 42-72. Disponivel em: <http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/>)
- Política de avaliação da aprendizagem no planejamento educacional do Município de Mossoró/Rio Grande do Norte | (AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares; GARCIA, Luciane Terra dos Santos; QUEIROZ, Maria Aparecida de. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 50, n. 36, set./dez. 2014, p. 99-124. Disponivel em: < http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/>)
- Formação e prática docente no estado do Pará | (CAMARGO, Arlete Maria Monte de; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 50, n.36, set./dez. 2014, p. 156-182. Disponivel em: <http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/>)
- O Plano de Ações Articuladas (PAR): perspectivas e desafios na melhoria da qualidade do ensino | (VALENTE, Lucia de Fatima; COSTA, Maria Simone Ferraz Pereira Moreira. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 50, n. 36, set./dez. 2014, p. 183-210. Disponivel em: <http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/>)
- Faces do gerencialismo em educação no contexto da nova gestão pública | (SILVA, Marcelo Soares Pereira da; CARVALHO, Lorena Sousa. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 50, n. 36, set./dez. 2014, p. 211-239. Disponivel em: <http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/>)
2016 - Comunicação Oral
- Política de Avaliação da Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de Mossoró-RN: rupturas e permanências com o PAR (2007-2010). | CARNEIRO, Marcos Torres; ARAÚJO, Jadiliana Tavares Gonçalo de; QUEIROZ, Maria Aparecida de. In: VI Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas – VI SETEPE, 30 de novembro a 02 de dezembro de 2016, Pau dos Ferros/RN: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
- Formação continuada de professores no município de Mossoró/RN: avaliando as ações do PAR (2007-2011). | CARNEIRO, Marcos Torres; QUEIROZ, Maria Aparecida de. In: IX Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e IX Encontro Estadual de Política e Administração da Educação (ANPAE) – RN, 1 a 3 de junho de 2016, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Avaliação externa e o discurso da qualidade: influências no currículo escolar. | COSTA, Maria Simone Ferraz Pereira Moreira; COSTA, Antônio Cláudio Moreira. In: VIII Simpósio Internacional O Estado e as políticas educacionais no tempo presente – X Seminário Regional da ANPAE Sudeste – Encontro Estadual da ANPAE/MG, 08 a 10 de junho de 2016, Uberlândia/MG: Universidade Federal de Uberlândia.
- Implicações do Plano de Ações Articuladas (PAR) na gestão educacional do município de Barcarena-PA. | CAMARGO, Maria Dayse Henriques de; BRITO, Ana Paula Batista da Silva; GUTIERRES, Dalva Valente Guimarães. In: III Seminário Nacional de Administração Educacional – Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – Encontro do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, 04 a 06 de maio de 2016, Teresina/PI: Universidade Federal do Piauí.
- O Plano de Ações Articuladas (2007-2011) nos municípios do RN: uma análise sobre os critérios para escolha da direção escolar. | CUNHA, Alzira de Souza Lima; CUNHA, Marcos Eliabe Lima da. In: III CONEDU – Congresso Nacional de Educação, 5 a 7 de outubro de 2016, Natal/RN: Centro de Convenções de Natal.
- A singularidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE): debate sobre a relação dissonante entre o PDE e o Plano Nacional de Educação (2001) quanto as diretrizes para educação básica. | GUEDES, Gilmar Barbosa; PONTES, Júlio Gabriel Medeiros de Souza; SILVA, William Cosme da. In: 2º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (ENAPPE), 27 a 29 de abril de 2016, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Plano de Ações Articuladas (PAR 2007-2011): Infraestrutura e Recursos Pedagógicos e sua relação com a qualidade da educação básica pública no município de Acari/RN. | GUEDES, Gilmar Barbosa; SANTOS, Cilene Karoline Lima dos. In: 2º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (ENAPPE), 27 a 29 de abril de 2016, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Implantação do Plano de Ações Articuladas no RN: processo de democratização da gestão por meio dos Conselhos Escolares. | GUEDES, Gilmar Barbosa; SOARES, Girliany Santiago. In: V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 14 a 16 de setembro de 2016, Goiânia/GO: Universidade Federal de Goiás.
- Plano de Ações Articuladas (2007-2011): regime de colaboração e Conselhos Escolares. | GUEDES, Gilmar Barbosa; SOARES, Girliany Santiago; PONTES, Júlio Gabriel Medeiros de Souza. In: IX Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e IX Encontro Estadual de Política e Administração da Educação (ANPAE) – RN, 1 a 3 de junho de 2016, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Possiblidades e avanços no IDEB a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2007/2011: um olhar sobre dois municípios do RN. | LOBO, Gilneide Maria de Oliveira; BARBALHO, Maria Goretti Cabral. In: 2º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (ENAPPE), 27 a 29 de abril de 2016, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- O PAR (2007-2011) e a assistência financeira na dimensão infraestrutura e recursos pedagógicos em municípios do Rio Grande do Norte. | MORAIS, Arécia Susã, FRANÇA, Magna. In: VIII Simpósio Internacional O Estado e as políticas educacionais no tempo presente – X Seminário Regional da ANPAE Sudeste – Encontro Estadual da ANPAE/MG, 08 a 10 de junho de 2016, Uberlândia/MG: Universidade Federal de Uberlândia.
- Formação de Professores: Lei n. 10.639/03 no PAR do RN. | SILVA, Aline Deborah Tinoco; QUEIROZ, Maria Aparecida de. In: 2º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (ENAPPE), 27 a 29 de abril de 2016, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Nova Gestão Pública e gestão educacional: um breve estudo sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR). | SILVA, Christomyslley Romeiro da; SOARES, Girliany Santiago; LOPES, Pedro Isaac Ximenes. In: V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 14 a 16 de setembro de 2016, Goiânia/GO: Universidade Federal de Goiás.
- Dimensão Infraestrutura e Recursos Pedagógicos do PAR (2007-2011): assistência técnica e financeira do MEC e o regime de colaboração. | SOUSA, Amanda Higino Ferreira de; FRANÇA, Magna. In: V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 14 a 16 de setembro de 2016, Goiânia/GO: Universidade Federal de Goiás.
- Trabalho Docente: a formação inicial e continuada de professores no PAR (2007-2014) do município de Belém/PA. | MARTINS, Ana Silva Ferreira; FARIAS, Laurimar de Matos; SOUSA, Leila Maria Costa. In: XI Seminário Internacional da Red Estrado, 16 a 18 de novembro de 2016, Cidade do México/MEX.
- A política do PAR e PDE-Escola: em foco a autonomia escolar e a gestão democrática da educação. | SOUZA, Vanuza Aparecida de; SILVA, Marcelo Soares Pereira da. In: VIII Simpósio Internacional O Estado e as políticas educacionais no tempo presente – X Seminário Regional da ANPAE Sudeste – Encontro Estadual da ANPAE/MG, 08 a 10 de junho de 2016, Uberlândia/MG: Universidade Federal de Uberlândia.
- Colaboração intergovernamental no planejamento educacional do município de Riachuelo/RN. | TERTO, Daniela Cunha; SANTOS, Gerlane da Silva Avelino. In: V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 14 a 16 de setembro de 2016, Goiânia/GO: Universidade Federal de Goiás.
- O Plano de Ações Articuladas (2007-2011) do município de Riachuelo/RN e a gestão democrática: uma análise dos Conselhos Escolares. | TERTO, Daniela Cunha; SANTOS, Gerlane da Silva Avelino. In: IX Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e IX Encontro Estadual de Política e Administração da Educação (ANPAE) – RN, 1 a 3 de junho de 2016, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- O Plano de Ações Articuladas e a qualidade da educação: algumas aproximações. | VEIGA, Robson Antônio dos Reis. In: VIII Simpósio Internacional O Estado e as políticas educacionais no tempo presente – X Seminário Regional da ANPAE Sudeste – Encontro Estadual da ANPAE/MG, 08 a 10 de junho de 2016, Uberlândia/MG: Universidade Federal de Uberlândia.
2016 - Pôster
- A gestão educacional nos Plano de Ações Articuladas em municípios paraenses. | CAMARGO, Maria Dayse Henriques de; FARIAS, Laurimar de Matos; NOVAIS, Valéria Silva de Moraes. In: VII EBEM – Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 3 a 5 de maio de 2016, Belém/PA: Universidade Federal do Pará (UFPA).
- O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), no contexto do capital: desdobramentos e contradições. | PALHETA, Luis Fernando; RIBEIRO, Maria Edilene. In: VII EBEM – Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 3 a 5 de maio de 2016, Belém/PA: Universidade Federal do Pará (UFPA).
- O Plano de Ações Articuladas e suas implicações nos indicadores da gestão democrática no município de Barcarena – PA. | BRITO, Ana Paula Batista da Silva; CAMARGO, Maria Dayse Henriques de, GUTIERRES, Dalva Valente Guimarães. In: VII EBEM – Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 3 a 5 de maio de 2016, Belém/PA: Universidade Federal do Pará (UFPA).
- A política de formação continuada no município Barcarena: o PAR em foco. | BRITO, Ana Paula Batista Silva; REIS, Tayanne de Fátima Almeida Tabosa dos; CAMARGO, Maria Dayse Henriques de. In: VII EBEM – Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 3 a 5 de maio de 2016, Belém/PA: Universidade Federal do Pará (UFPA).
2015 - Comunicação Oral
- A Formação continuada de professores nos Planos de Ações Articuladas de municípios do Rio Grande do Norte.| AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares; QUEIROZ, Maria Aparecida de. In: VIII Colóquio Nacional da AFIRSE, 14 a 17 set. 2015, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- A Formação inicial de professores nos Planos de Ações Articuladas de municípios do Rio Grande do Norte. | AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares; QUEIROZ, Maria Aparecida de. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação – ANPAE, 08 a 10 abr. 2015, Olinda/PE: Centro de Convenções.
- Federalismo e políticas educacionais no Brasil: um breve percurso histórico. | SANTOS, Jailda Oliveira; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação – ANPAE, 08 a 10 abr. 2015, Olinda/PE: Centro de Convenções.
- Formação Continuada de Professores no PAR. | SILVA, Aline Deborah Tinoco; RAMOS, Janaina Silmara Silva; QUEIROZ, Maria Aparecida de. In: VIII Colóquio Nacional da AFIRSE, 14 a 17 set. 2015, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Gestão gerencial e colaboração intergovernamental na educação: as ações de avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR) de Riachuelo/RN. | CUNHA, Marcos Eliabe Lima da; GARCIA, Luciane Terra dos Santos; FERREIRA, Anuelle Deyse. In: VIII Colóquio Nacional da AFIRSE, 14 a 17 set. 2015, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Nova Gestão Pública e a ênfase nos resultados: reflexões sobre a atual gestão educacional brasileira. | TERTO, Daniela Cunha; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. In: II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, 01 a 03 out. 2015, Braga – Portugal: Universidade do Minho.
- O federalismo e as relações intergovernamentais na implementação de políticas educacionais: o Plano de Ações Articuladas. | SILVA, Héllen de Lima. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação – ANPAE, 08 a 10 abr. 2015, Olinpa/PE: Centro de Convenções.
- O planejamento educacional no município de Natal/RN através do Plano de Ações Articuladas (2007-2011): uma análise da dimensão Práticas Pedagógicas e Avaliação. | SOUSA, Amanda Higino Ferreira de; CRUZ, Gersonita Paulino de Souza. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação – ANPAE, 08 a 10 abr. 2015, Olinda/PE: Centro de Convenções.
- O planejamento educacional viabilizando a modernização da gestão escolar. | GARCIA, Luciane Terra dos Santos; MOURA, Danielle Marques de Paula. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação – Anpae, 08 a 10 abr. 2015, Olinda/PE: Centro de Convenções.
- O Plano de Ações Articuladas 2007-2011 e os resultados do IDEB no município de Acari/RN. | LOBO, Gilneide Maria de Oliveira; BARBALHO, Maria Goretti Cabral. In: VIII Colóquio Nacional da AFIRSE, 14 a 17 set. 2015, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Planejamento e gestão educacional brasileira nos anos 2000. | SANTOS, Jailda Oliveira; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. In: II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação – Tema: O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas, 01 a 03 out. 2015, Portugal: Universidade do Minho.
- Plano de Ações Articuladas (2007-2011): a gestão educacional e de finanças no contexto de municípios do RN. | SOUSA, Amanda Higino Ferreira de; MORAIS, Arécia Susã; FRANÇA, Magna. In: VIII Colóquio Nacional da AFIRSE. 14 a 17 set. 2015, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Plano de Ações Articuladas 2007-2011: uma análise da dimensão Infraestrutura e Recursos Pedagógicos em Mossoró/RN. | LOBO, Gilneide Maria de Oliveira; BARBALHO, Maria Goretti Cabral. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação – ANPAE. 08 a 10 abr. 2015, Olinda/PE: Centro de Convenções.
- Plano de Ações Articuladas no contexto do federalismo brasileiro: estratégia de cooperação intergovernamental?. | TERTO, Daniela Cunha; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação – ANPAE. 08 a 10 abr. 2015, Olinda/PE: Centro de convenções
2015 - Pôster
- Plano de Ações Articuladas (2007-2011): análise na Gestão de Finanças no município de São José do Campestre. | SOUSA, Amanda Higino Ferreira de; FRANÇA, Magna. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica – UFRN (CICT 2015), 10 a 13 nov. 2015, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2014 - Comunicação Oral
- A Concepção Gerencial da educação e sua relação com o Plano de Ações Articuladas. | (SILVA, Rute Regis de Oliveira da; CABRAL NETO, Antônio. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, 6 a 8 dez. 2014, Salvador/BA: Universidade Federal da Bahia.)
- As implicações das ações do PAR para o funcionamento democrático do Conselho Municipal de Educação do município de Riachuelo/RN e sua relação com a Secretaria Municipal de Educação. | (BARBOSA, Maria Wanessa Nascimento; MOURA, Dante Henrique. In: VII Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, 25 e 26 nov. 2014, Campina Grande/PB: Universidade Federal de Campina Grande.)
- Avaliação em Políticas Educacionais: concepções e embates teóricos e metodológicos. | (AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares. In: XXII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 28 a 31 out. 2014, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.)
- Concepções de avaliação da aprendizagem e a influência das avaliações de sistemas nas escolas: um estudo de dissertações defendidas na área educacional. | (MOURA, Danielle Marques de Paula; CRUZ, Gersonita Paulino de Sousa; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. In: XXII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 28 a 31 out. 2014, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.)
- Estratégias de planejamento na política educacional brasileira. | (AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares; QUEIROZ, Maria Aparecida de. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, 6 a 8 dez. 2014, Salvador/BA: Universidade Federal da Bahia.)
- Gestão Educacional no município de Riachuelo: uma análise a partir do Plano de Ações Articuladas (2007-2011). | (MORAIS, Arécia Susã; SANTOS, Gerlane da Silva Avelino; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, 6 a 8 dez. 2014, Salvador/BA: Universidade Federal da Bahia.)
- Globalização e neoliberalismo: desafios a política educacional. | (MELO, Amilka Dayane Dias; SOUZA, Allan Solano; SILVA, Hellen de Lima. In: XXII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 28 a 31 out. 2014, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.)
- O Plano de Ações Articuladas (PAR) e sua implementação no município de Acari/RN. | (COSTA, Bruna Kelly da; FREITAS, Hallana Priscila Silva; GUEDES, Gilmar Barbosa. In: VII Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, 25 e 26 nov. 2014, Campina Grande/PB: Universidade Federal de Campina Grande.)
- O Plano de Ações Articuladas e a avaliação da aprendizagem do município de Natal/RN. | (MOURA, Danielle Marques de Paula; CRUZ, Gersonita Paulino de Sousa; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, 6 a 8 dez. 2014, Salvador/BA: Universidade Federal da Bahia.)
- O Plano de Ações Articuladas e a legislação que regulamenta sua construção. | (LOBO, Gilneide Maria de Oliveira; BARBALHO, Maria Goretti Cabral. In: XXII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 28 a 31 out. 2014, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.)
- Plano de Ações Articuladas (2007-2011): a dimensão Gestão Educacional no município de São José do Campestre/RN. | (FREITAS, Adriana Limeira de; SOUSA, Amanda Higino Ferreira de; FRANÇA, Magna. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, 6 a 8 dez. 2014, Salvador/BA: Universidade Federal da Bahia.)
- Plano de Ações Articuladas no contexto da Nova Gestão Pública. | (BARBOSA, Maria Wanessa Nascimento; TERTO, Daniela Cunha. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, 6 a 8 dez. 2014, Salvador/BA: Universidade Federal da Bahia.)
- Políticas de Formação Docente: desafios e perspectivas. | (RAMOS, Janaina Silmara Silva; QUEIROZ, Maria Aparecida de; CAVALCANTI, Rosângela Ferreira. In: VII Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, 25 e 26 nov. 2014, Campina Grande/PB: Universidade Federal de Campina Grande.)
- Responsabilidade Educacional e Estado: concepções e desafios. | (SOUZA, Allan Solano; SILVA, Héllen de Lima. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, 6 a 8 dez. 2014, Salvador/BA: Universidade Federal da Bahia.)
- Reflexões sobre os desafios da gestão educacional frente aos rebatimentos do modo de produção capitalista. | (BARBOSA, Maria Wanessa do Nascimento; SILVA, Danilma de Medeiros; CAVALCANTI, Maria da Conceição Monteiro. In: VII Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, 25 e 26 nov. 2014, Campina Grande/PB: Universidade Federal de Campina Grande.)
- O Plano de Ações Articuladas (PAR) e a realidade da Gestão Educacional: uma perspectiva do Conselho Municipal de Educação do município de Riachuelo – RN (2007/2011). | (BARBOSA, Maria Wanessa Nascimento; MOURA, Dante Henrique. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, 6 a 8 dez. 2014, Salvador/BA: Universidade Federal da Bahia.)
2014 - Pôster
- Formação de Professores como política de educação. | QUEIROZ, Maria Aparecida de; CAVALCANTI, Rosângela Ferreira. In: Semana de Ciência e Tecnologia, 21 a 24 out. 2014, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- O Plano de Ações Articuladas (PAR) e sua implementação no município de Acari/RN. | GUEDES, Gilmar Barbosa; COSTA, Bruna Kelly da. In: Semana de Ciência e Tecnologia, 21 a 24 out. 2014, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Plano de Ações Articuladas e a dimensão Formação de Professores: os indicadores do município São José do Campestre. | FREITAS, Adriana Limeira de; SILVA, Héllen de Lima. In: XXII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 28 a 31 out. 2014, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Plano de Ações Articuladas (2007-2011): análise da dimensão Infraestrutura e Recursos Pedagógicos no município de São José do Campestre. | SOUSA, Amanda Higino Ferreira de. In: Semana de Ciência e Tecnologia, 21 a 24 out. 2014, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2013 - Comunicação Oral
- A Constituição do Estado Regulador e suas influências na promoção das Políticas Educacionais. | (AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares; DALVA, Gercina. In: VIII Encontro Estadual de Políticas e Administração da Educação e V Ciclo de Estudos em Políticas Educacionais, 16 a 18 out. 2013, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.)
- A Formação Continuada no Plano de Ações Articuladas. | (AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares. In: VII AFIRSE – Associação Francofone Internacional de Pesquisa em Educação – Secção Brasileira, 16 a 19 set. 2013, Mossoró/RN: Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.)
- A reforma do Estado nas décadas de 1990 e suas configurações na Política Educacional Brasileira. | (CRUZ, Gersonita Paulino de Souza. In: VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação da Paraíba, 7 e 8 nov. 2013, João Pessoa/PB: Universidade Federal da Paraíba.)
- As mudanças mundiais e as transformações no papel do Estado. | (MOURA, Danielle Marques de Paula. In: VII AFIRSE – Associação Francofone Internacional de Pesquisa em Educação – Secção Brasileira, 16 a 19 set. 2013, Mossoró/RN: Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.)
- As transformações mundiais e a gestão da educação: discutindo conceitos, possibilidades e limites. | (MOURA, Danielle Marques de Paula. In: VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação da Paraíba, 7 e 8 nov. 2013, João Pessoa/PB: Universidade Federal da Paraíba.)
- Diagnóstico dos Planos de Ações Articuladas: perfil da gestão da educação municipal. | (BARLETA, Ilma de Andrade. In: XXI EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 10 a 13 nov. 2013, Recife/PE: Universidade Federal de Pernambuco.)
- Federalismo e suas dimensões: uma análise da produção do conhecimento em Periódicos da Educação (2007-2012). | (MORAIS, Arécia Susã; SILVA, Héllen de Lima, CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. In: VIII Encontro Estadual de Políticas e Administração da Educação e V Ciclo de Estudos em Políticas Educacionais, 16 a 18 out. 2013, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.)
- Gestão e financiamento: estudo sobre o PNE (2001-2010); PDE (2007) e PAR (2008-2011). | (SOUSA, Amanda Higino Ferreira de. In: VIII Encontro Estadual de Políticas e Administração da Educação e V Ciclo de Estudos em Políticas Educacionais, 16 a 18 out. 2013, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.)
- O papel do Estado e suas repercussões na educação pública brasileira nas décadas de 1990 e 2000. | (CRUZ, Gersonita Paulino de Souza; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. In: VII AFIRSE – Associação Francofone Internacional de Pesquisa em Educação – Secção Brasileira, 16 a 19 set. 2013, Mossoró/RN: Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.)
- O PAR e sua relação com o Federalismo. | (SILVA, Rute Régis de Oliveira; CABRAL NETO, Antônio. In: VII AFIRSE – Associação Francofone Internacional de Pesquisa em Educação – Secção Brasileira, 16 a 19 set. 2013, Mossoró/RN: Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.)
- O Plano de Ações Articuladas (PAR) enquanto planejamento organizacional na Educação no regime Federativo brasileiro: limites e possibilidades. | (RAMOS, Janaína Silmara Silva; PEREIRA, Dumara Alves. In: VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação da Paraíba, 7 e 8 nov. 2013, João Pessoa/PB: Universidade Federal da Paraíba.)
- O Plano de Ações Articuladas (PAR) na gestão da educação e suas implicações na organização do sistema municipal de ensino. | (Anexo 18 – SOUSA, Raimundo. In: XXI EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 10 a 13 nov. 2013, Recife/PE: Universidade Federal de Pernambuco.)
- O Plano de Ações Articuladas na perspectiva do planejamento da educação: um olhar sobre a formação de professores. | (RAMOS, Janaína Silmara Silva; CAVALCANTI, Rosângela Ferreira; QUEIROZ, Maria Aparecida de. In: VIII Encontro Estadual de Políticas e Administração da Educação e V Ciclo de Estudos em Políticas Educacionais, 16 a 18 out. 2013, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.)
- Plano de Ações Articuladas – PAR: uma política para descentralizar as ações da educação. | (AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares; QUEIROZ, Maria Aparecida de. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Políticas e Administração Escolar – ANPAE, 27 a 30 maio 2013, Recife/PE: Universidade Federal do Pernambuco.)
- Uma análise do movimento de implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR): implicações para as relações intergovernamentais. | (BARBOSA, Maria Wanessa Nascimento; MOURA, Dante Henrique. In: VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação da Paraíba, 7 e 8 nov. 2013, João Pessoa/PB: Universidade Federal da Paraíba.)
2013 - Pôster
- Avaliação Institucional da Educação Básica. | GALVÃO, Nayara Fernanda Alves; SANTOS, Thaís Karoline Nascimento dos. In: VIII Encontro Estadual de Políticas e Administração da Educação e V Ciclo de Estudos em Políticas Educacionais, 16 a 18 out. 2013, Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Concepção de formação continuada e implementação do Plano de Ações Articuladas. | SILVA, Néllik Annie da. In: VIII Encontro Estadual de Políticas e Administração da Educação e V Ciclo de Estudos em Políticas Educacionais, 16 a 18 out. 2013, Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Indicadores de gestão educacional no Plano de Ações Articuladas (PAR): uma análise do Guia Prático para os municípios/2011-2014. | CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; SANTOS, Gerlane da Silva Avelino; BARBOSA, Maria Wanessa Nascimento. In: VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação da Paraíba, 7 e 8 nov. 2013, João Pessoa/PB: Universidade Federal da Paraíba.
- O papel das avaliações oficiais na consolidação da accountability no Plano de Ações Articuladas. | RAMOS, Janaína Silmara Silva; CAVALCANTI, Rosângela Ferreira. In: VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação da Paraíba, 7 e 8 nov. 2013, João Pessoa/PB: Universidade Federal da Paraíba.
- PNE (2001-2010), PDE (2007) e PAR (2008-2011): diretrizes políticas e a gestão. | SOUSA, Amanda Higino Ferreira de; FRANÇA, Magna. In: VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação da Paraíba, 7 e 8 nov. 2013, João Pessoa/PB: Universidade Federal da Paraíba.
Teses
- A gestão educacional no Plano de Ações Articuladas do município de Macapá-AP: concepções e desafios. | BARLETA, Ilma de Andrade. 2015. 220f. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
- O PAR do município de Natal: o regime de colaboração e a gestão educacional. | SILVA, Rute Regis de Oliveira da. 2015. 196f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
- A gestão educacional das secretarias municipais de educação de municípios maranhenses a partir do Plano de Ações Articuladas 2007-2011. | SOUSA, Karla Cristina Silva. 2015. 295f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
- A formação de professores e o planejamento no contexto do Plano de Ações Articuladas: repercussão das ações do município de Mossoró-RN (2007-2011). | AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares. 2016. 265f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
- O Plano de Ações Articuladas (PAR): uma perspectiva de gestão e planejamento na educação pública municipal de Uberlândia-MG. | MARIANO, Sangelita Miranda Franco. 2016. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
- O Plano de Ações Articuladas e as regras do jogo federativo: análise sobre a interdependência entre os entes federados. | CAVALCANTI, Emmanuelle Arnaud Almeida. 2016. 327f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Dissertações
- O Plano de Ações Articuladas (PAR): da autonomia ao controle no âmbito das políticas de educação especial. | SOUZA, Vanilda Aparecida de. 2014. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14039
- Trabalho docente e valorização do profissional da educação básica: o que diz a legislação (1996 2013). | GARCIA, Ana Flávia Gomes. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14014
- O Público e o privado na condução da gestão educacional pública brasileira. | ROSA CABRAL, Ivône. 2015. 166f. – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6735
- O Plano de Ações Articuladas e a Gestão Educacional do município de Altamira/PA. | SOUSA, Raimundo. 2015. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6712
- A política de avaliação da aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de Natal no contexto do PAR 2007-2011. | CRUZ, Gersonita Paulino de Sousa. 2015. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21985
- Comitê local do compromisso todos pela educação : mobilização e participação no município de Uberlândia. | MACHADO, Gilson Batista. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14016
- Qualidade da educação e políticas educacionais no período de 2003 a 2010: uma análise nos governos de Lula da Silva. | VEIGA, Robson Antônio dos Reis. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18294
- Sistema de avaliação e implementação do Plano de Ações Articuladas no município de Riachuelo. | SANTOS, Thaís Karoline Nascimento dos. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
- A Infraestrutura física das escolas e sua relação com a qualidade do ensino no contexto do Plano de Ações Articuladas – PAR (2007-2011). | COSTA, Bruna Kelly da. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
- Formação de professores: um estudo do Plano de Ações Articuladas (PAR) no período de 2007-2011 no município de Castanhal/PA. | PALHETA, Luis Fernando. 2015. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
- O Plano de Ações Articuladas (PAR) no município de Riachuelo/RN (2007-2011): uma análise do indicador “comunicação com a sociedade”. | SANTOS, Thâmara Thais Ferreira dos. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
- Gestão Educacional: uma análise da dimensão de Gestão Democrática do município de Acari/RN a partir do PAR (2007-2011). | FERNANDES, Cristine Marques. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
- O PAR como mecanismo de valorização da cultura negra na formação de professores. | SILVA, Aline Deborah Tinoco. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
- A dimensão infraestrutura e recursos pedagógicos do Plano de Ações Articuladas (2007-2011): assistência técnica e financeira do MEC e o regime de colaboração. | SOUSA, Amanda Higino Ferreira de. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
- Artigos na dimensão: federalismo | Fichas de Resumos em PDF
- Artigos na dimensão: avaliação | Fichas de Resumos em PDF
- Artigos na dimensão: gestão | Fichas de Resumos em PDF
- Dissertações na dimensão: federalismo | Fichas de Resumos em PDF
- Teses na dimensão: federalismo | Fichas de Resumos em PDF
- Teses na dimensão: avaliação | Fichas de Resumos em PDF
Plano de Ações Articuladas: propostas, cenários e desafios.
Alda Maria Duarte Araújo Castro,
Vera Lúcia Jacob Chaves e
Marcelo Soares Pereira da Silva (Organizadores)
Esta coletânea reúne textos dos pesquisadores – docentes e discentes – das Universidades Federais do Rio Grande do Norte, Pará e Uberlândia, que em um esforço coletivo e colaborativo vem construindo novos caminhos para o campo de estudos das políticas educacionais em especial aquelas políticas voltadas para a educação básica. […]
Dimensões do Plano de Ações Articuladas: contextos e estratégias de implementação
Dalva Valente Guimarães Gutierres
Maria Goretti Cabral Barbalho
Maria Simone F. Pereira M. Costa (organizadoras)
Ao apresentar um conjunto de textos resultantes de pesquisa, esta obra objetiva ampliar o debate sobre as políticas educacionais e suas repercussões nos municípios constitutivos da pesquisa além de evidenciar o esforço coletivo e colaborativo de pesquisadores, do ensino superior e da educação básica, que têm se dedicado a compreender o campo de estudos das políticas educacionais e suas repercussões nas redes de ensino. […]